sexta-feira, 22 de maio de 2015

Visita ao "Champimóvel"


Foi com grande entusiasmo que os alunos do 4º ano visitaram o Champimóvel.
Esta ação consistiu na apresntação de um conteúdo interativo, que apresentou um show animado com a duração de 25 minutos, em que transportou os espetadores numa viagem através do corpo humano conduzidos pela personagem Champi.
Gostámos muito! Foi muito divertido.




































sexta-feira, 8 de maio de 2015

Visita de Estudo a Coimbra - Património Mundial da Humanidade

No passado dia 17 de abril realizámos uma Visita de Estudo a Coimbra.
Com partida do Largo D. Dinis, fomos conhecendo as diversas Faculdades da Universidade de Coimbra (Ciências e Tecnologia, Medicina, Letras e Direito), para além da Biblioteca Geral, da Via Latina e da "cabra".
Depois iniciámos percurso pedestre pela restante alta, património. Começámos pela Sé Nova, descemos em direção ao Museu Machado de Castro, no qual pudemos observar algum trabalho arqueológico, e à Sé Velha, ícone da muito antiga cidade de Coimbra e recanto das Serenatas estudantis. Os claustros e os túmulos térreos, para além do túmulo trabalhado do primeiro Governador da cidade - D. Sesnando, aí existentes deixaram-nos boquiabertos.



















Antes de chegar à baixa, ainda tivemos oportunidade de apreciar as escadas do Quebra-Costas, um espaço dedicado ao Fado de Coimbra e o belo Arco de Almedina.

Acabámos por almoçar num pequeno Largo na entrada amuralhada de Almedina e, de seguida, corremos a baixa, de forma a podermos observar o Largo da Portagem, a Estação Nova e algumas ruas que, antigamente, polvilhavam de gente e espaços comerciais.
Estava feita a digestão para o almoço e estávamos prontos para tomar um "cafézinho". Foi assim que entrámos e nos sentámos no magnífico Café de Santa Cruz, relíquia histórica, religiosa e cultural da cidade, local onde fomos simpaticamente recebidos.


Serviu este período de descanso como espera para a agendada visita à Igreja de Santa Cruz, mesmo ao lado. Aqui, pretendíamos visitar os túmulos dos nossos primeiros reis, D. Afonso Henriques e D. Sancho I. Para além desta surpreendente surpresa, visitámos a Sacristia e os claustros desta bela Igreja.
Não acabámos a visita sem conhecer o diferente Jardim da Manga, com as suas capelas e pequenos lagos, nos quais brincámos até chegar o nosso transporte.
Foi uma bela visita, embora o tempo não estivesse muito bom!















Mais algumas fotografias da nossa visita a Coimbra